O dia do teu aniversário!

Apesar de não estares fisicamente entre nós, não posso deixar de lembrar o dia em que celebravas o teu aniversário... simplesmente porque invoca o momento em que tudo começou e que permitiu fazeres parte da minha vida... Por isso partilho o texto que te escrevi e que releio muitas vezes como forma de matar saudades... e a tua fotografia que assinala o início de um processo doloroso e irreversível, vivido com muito Amor e dedicação!
(Foto tirada no dia que fomos saber o resultado da 1ª ressonância magnética - 07/09/07)
Querida Belita!

Há uns dias atrás, estava sentada no sofá, com a televisão ligada mas alheia, a pensar em ti… e uma frase veio ao encontro a mim e que dizia: “Não chores porque acabou mas sorriu porque aconteceu…”. E ainda que a dor de te perder seja dilacerante e o consolo não chegue através de uma frase feita, fui obrigada a sorrir e sobretudo a agradecer o privilégio de teres feito parte da minha vida…e fazendo agora a retrospectiva da tua vida…acho que ambas sabemos que valeu a pena!
Querida tia, como hoje reconheço a bravura do teu ser, a tua eloquência, a tua determinação, o teu amor por nós, a coragem para seguires o instinto do teu coração…
Sei que tiveste períodos difíceis, de introspecção, de tristeza… que afinal fazem parte da vida… mas sei também que em nenhum momento a tua alma deixou de revelar a sua grandeza e o teu poder feminino…
E plantaste um jardim como forma de expressão, deste vida a móveis antigos, deliciaste-nos com receitas novas que te atrevias a experimentar ou com os pratos e doces saborosos a que já nos tinhas habituado… a propósito, os biscoitos que fazíamos ficarão para sempre com o teu nome...
Dedicaste-te à pintura, às artes decorativas, aos lavores, tricotaste camisolas para nós que escolhíamos em revistas e em tudo isso ficou marcado a reverência dos teus gestos, o toque especial que nos fazia adivinhar que tinhas sido tu a criá-los.
Sempre foste sensível e atenta às pessoas que te rodeavam e também ao Mundo com o teu espírito crítico apurado… e até houve um dia em que decidiste consertá-lo um bocadinho à tua maneira, ao candidatares-te a Presidente da Junta… Lembras-te?
E o que muitos fazem pelo jogo do poder, tu fizeste-o por convicção e altruísmo. Para mim, foste a verdadeira vencedora porque afinal quem perdeu não foste, definitivamente, tu.
Valorizo também saberes ter esperado pelo “momento certo” e teres tido a coragem de saíres da tua zona de conforto e segurança, fechares a tua lojinha e seguires o teu desejo, a tua vontade… e sujeitares-te a ser “emigrante” aos 45 anos, por Amor.
E hoje, sei que amaste e foste amada. Tiveste um homem que te tratou com uma dedicação extrema, como tu o merecias, é certo, mas como poucos o faziam… e que está a sofrer desmesuradamente com a tua partida… Estamos todos!
E quando a doença chegou soubeste imediatamente aceitá-la… Nunca te vi revoltada…apenas com receio… mas a coragem faz-se também de medo, caso contrário chamar-se-ia inconsequência ou irresponsabilidade!
Querida tia, foi doloroso ver-te partir aos poucos…
Foi difícil ter conhecimento de inúmeros casos de sucesso, olhar-te nos olhos e eles gritarem que estavas gravemente doente e que não havia nada a fazer… quantas vezes o meu desejo e imaginação se converteram em raios de luz que aniquilavam essa massa negra que lavrava na tua cabeça, sem pedir licença nem autorização…
Foi difícil agarrar as lágrimas à tua frente pois se elas aparecessem seria uma prova de que também nós tínhamos perdido a esperança…
Foi difícil continuar a sorrir para ti, quando a certeza de que te íamos perder começou a percorrer-nos nas veias…
Foi difícil suportar a impotência de não te conseguirmos ajudar… e cuidar de ti foi a única forma que arranjamos para expressar e materializar o nosso Amor.
Querida tia, como disse Saint-Exupery “agora que partiste, nunca mais nos vamos separar”. O teu corpo atingiu o seu limite mas continuarás viva dentro de nós, em cada detalhe.
Obrigada por teres existido!
Obrigada por teres tocado a nossa vida e os nossos corações.

Sofia
10/12/08

Comentários

Mensagens populares